domingo, 13 de setembro de 2015

REALITY SHOW: RUPAUL E A CORRIDA DAS LOUCAS


Sinopse:  
RuPaul, a Drag Queen mais famosa dos Estados Unidos, apresenta um reality show onde 12 Drag Queens competem entre si para se tornar a próxima Drag Queen Superstar.

Título Original: RuPaul's Drag Race (Estados Unidos da América)
Ano: 2009 à 2015
Direção: RuPaul Andre Charles
Elenco: RuPaul Andre Charles, Merle Ginsberg, Santino Rice

Trailer:

Opinião:
Nunca imaginei que um reality show sobre Drag Queens fosse me cativar dessa forma. Assisti por indicação e adorei. Na Netflix o show está disponível a partir da segunda temporada, que foi por onde comecei (cada temporada é uma competição, então a ordem não é tão importante). RuPaul é uma diva, super carismática e fez um excelente trabalho com esse show. As participantes são bastante competitivas, com personalidades fortes (resultando em muuuitas intrigas), divertidas e talentosas. Elas fazem tudo sozinhas, desde a confecção e customização dos trajes, até maquiagem, cabelo, coreografias.  E tudo na hora! É um show bem humorado, nem um pouco apelativo (classificação indicativa: 14 anos). Indiquei para a minha mãe, que se empolgou em ver. Por trás do bom humor e da disposição das competidoras há histórias que vão sendo contadas no decorrer da temporada.

sábado, 12 de setembro de 2015

2 COELHOS


Sinopse: 
Edgar é um jovem de classe média que decide colocar um plano em prática para que criminosos e políticos corruptos destruam-se mutuamente.
Título Original: 2 Coelhos (Brasil)
Ano: 2012
Direção: Afonso Poyart
Elenco: Alessandra Negrini, Afonso Poyart, Fernando Alves Pinto, Caco Ciocler, Marat Descartes

Trailer:
 
Opinião:
Filme nacional que não fica devendo para muitos filmes policiais americanos. Tem um roteiro bem trabalhado, boas atuações, um ritmo bem dinâmico e efeitos especiais inéditos no cinema nacional (pelo menos para mim). O filme é cheio de reviravoltas, com uma pitada de humor negro. Achei as cenas "dentro da cabeça" da personagem da Alessandra Negrini desnecessárias. Aliás, a personagem dela ainda não ficou bem clara para mim. No geral é um filme muito bom, nem um pouco cansativo e que vale à pena ser visto

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

NINHO DE MUSARANHO

Sinopse:
Duas irmãs vivem sozinhas em um apartamento em Madri, nos anos 50. A mais velha, Montse, sofre de agorafobia e não sai de casa há anos. A ela coube criar a mais nova, pois a mãe morreu no parto e o pai as abandonou. Quando a mais nova completa 18 anos, Montse passa a ter medo de ser abandonada, e se apega a Carlos, um vizinho que sofre um acidente nas escadas do prédio e bate em sua porta pedindo ajuda.
 
Título Original: Musarañas (Espanha)
Ano: 2014
Direção: Esteban Roel, Juanfer Andrés
Elenco: Macarena Gómez, Nadia de Santiago, Hugo Silva
  
Trailer:
 
Opinião:
Excelente filme espanhol. Terror psicológico, tenso do começo ao fim. Diferente da maioria dos filmes do gênero, não é um filme "escuro". Praticamente todo ele ocorre durante o dia, num apartamento bonito e bem iluminado. Isso dá ao filme um aspecto muito real. Você não vê apenas vultos ou golpes rápidos na penumbra para disfarçar os efeitos. Junte a isso a atuação fenomenal da Macarena Gómez e o resultado é um filme que te faz contorcer na poltrona, gemer a cada golpe, e acreditar que o gênero terror psicológico ainda tem salvação. 
Para encontrá-lo na Netflix, tem que procurar pelo título em inglês, "Shrew's Nest.

domingo, 6 de setembro de 2015

O GAROTO DA BICICLETA

Sinopse:
Cyril é um menino de 11 anos abandonado pelo pai e que mora num abrigo. Numa das tentativas de encontrar seu pai, conhece a cabeleireira Samantha, que se torna sua amiga e guardiã legal. No entanto, Cyril demonstra ser uma criança agressiva e que não se deixa conectar.
Título Original: Le Gamin Au Vélo (Bélgica)
Ano: 2011
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile de France, Jérémie Renier
 
Trailer:
 
Opinião:
Filme belga, seco, cruel, real. Cyril é um menino revoltado, agressivo, resultado dos consequentes abandonos. Encontra na violência uma forma de defesa emocional. O pai o larga temporariamente num orfanato. A mãe não é sequer mencionada. A única pessoa que se preocupa é Samantha, em quem Cyril aos poucos passa a confiar. Porém, Cyril conhece uma gangue local e começa a se envolver em pequenos delitos. Ali, com aqueles meninos, Cyril parece encontrar o local ao qual pertence, garotos abandonados à própria sorte, como ele. É um filme dramático e tenso. Não é feito para emocionar, mas para mostrar a realidade de muitas crianças pelo mundo. 

O CÍRCULO


Sinopse: 
Nos anos que seguiram a Segunda Guerra Mundial, a homossexualidade ainda era proibida na maioria dos países europeus. Isso fez com que um clube secreto surgisse em Zurique, capital da Suíça onde ser homossexual não era crime. Faziam parte dele homossexuais de toda a Europa. Através do periódico O Círculo, publicado em alemão, inglês e francês, promoviam eventos de alta classe, como bailes e cruzeiros. Num desses eventos, o professor Ernst conhece Robi e os dois se apaixonam. 
Título Original: Der Kreis (Suíça)
Ano: 2014
Direção: Stephan Haupt
Elenco: Matthias Hungerbühler, Sven Schelker

Trailer:
 
Opinião:
Para quem viu O Jogo da Imitação, esse filme trata bem da questão sofrida por Alan Turing no filme e na vida real. O homossexual tratado como criminoso. O clube secreto com sede em Zurique e a publicação O Círculo realmente existiram. O filme recria o cenário, focado na relação de um professor e um cabeleireiro que se conheceram num dos eventos. A princípio o clube é destino para pessoas da sociedade se conhecerem. Para alguns é a única oportunidade de serem quem realmente são sem precisar fingir. Porém, com o tempo, a prostituição e a promiscuidade começam a tomar conta, e quando um dos membros é assassinado por um garoto de programa, o sigilo dos membros é colocado em risco. O filme tem alguns traços de documentário, pois a história é contada pelo casal já idoso, em forma de depoimento. É um belo filme sobre o tema, impossível não torcer pela felicidade do casal. Para assistir na Netflix, pesquise pelo título em inglês The Circle.

SINDICATO DE LADRÕES




Sinopse:
Terry Maloy é um ex-boxeador que perdeu um luta importante enquanto ascendia na carreira e da qual nunca conseguiu se recuperar. Órfão de pai e mãe, sua única família é seu irmão Charlie, que o leva para fazer parte de uma máfia. Após um assassinato cometido pelo grupo, Terry se sente culpado e muda suas ações, tentando se redimir e batendo de frente com o grupo, enquanto se apaixona por Edie, a irmã da vítima.

Título Original: On The Waterfront (Estados Unidos da América)
Ano: 1954
Direção: Elia Kazan
Elenco: Marlon Brando, Lee J. Cobb, Eva Marie Saint

Trailer:

Opinião:
Filme clássico obrigatório, ganhador de 8 Oscars e com Marlon Brando como protagonista. Um dos filmes que eu já devia ter visto há tempos! Sindicato de Ladrões é uma crítica a muitos sindicatos corruptos, que agem como organizações mafiosas, que ao invés de objetivar o entendimento e as vantagens mútuas, promovem a discórdia e o retrocesso (qualquer semelhança com o cenário político brasileiro é mera coincidência!). Marlon Brando está fantástico (e liiindo!) nesse papel. Terry fica com a consciência atormentada após participar do assassinato de Joey, um dos membros do grupo que ameaçava entregar as ações criminosas. Ao se aproximar de Edie, irmã de Joey, a culpa o consome e ele não consegue mais ficar imparcial, tendo que decidir entre a organização que o ameaça constantemente e o amor de Edie. A cena em que ele convida Edie para tomar uma cerveja é uma das mais fofas e românticas que eu já vi. Os diálogos primorosos do filme e a humanidade de Terry tão bem traduzida por Marlon Brando tornam o filme inesquecível.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TEM ALGUÉM AÍ?


Sinopse:  
Edward é um menino retraído de 10 anos cuja vida muda completamente quando seus pais decidem transformar sua casa num asilo para idosos. Obcecado por fantasmas e atividades paranormais, Edward aproveita o fato de conviver com tantos idosos para realizar experimentos que comprovem a vida após a morte. 

Título Original: Is Anybody There? (Reino Unido e Irlanda do Norte)
Ano: 2008
Direção: John Crowley
Elenco: Michael Caine, Bill Milner, Anne-Marie Duff, David Morrissey

Trailer:
 
 Opinião:
Mais um filme que você só encontra na Netflix se pesquisar pelo título original "Is Anybody There?". Uma das tantas novas aquisições da Netflix-Brasil. É um filme simples, porém sensível e profundo, mas que, apesar disso, não é pesado e nem meloso. Achei que iria chorar horrores (gente velha em filmes nunca acaba bem), mas não foi nada como eu esperava. Edward (Bill Milner) é um menino curioso, revoltado pelas mudanças que ocorrem na casa e na rotina da família para que pudessem receber os idosos. Com a chegada de Clarence (Michael Caine), um mágico aposentado e ranzinza, Edward encontra enfim alguém que parece entende-lo. Michael Caine está absolutamente incrível. Melhor atuação dele que eu já tinha visto. O menino Bill Milner já tinha me surpreendido em O Filho do Rambo (outro ótimo filme) e Skelling. Ele e Caine formaram uma dupla perfeita.