domingo, 22 de novembro de 2015

HISTÓRIAS MÍNIMAS


Sinopse: 
Justo Benedictis é um idoso que mora com o filho e a nora. Quando um amigo, ao regressar de San Julian, diz ter visto por lá o seu cão desaparecido há 3 anos, Justo decide peregrinar para encontrar o animal. Maria Flores, uma jovem tímida e pobre, ganha um sorteio para participar de um programa de televisão em San Julian e concorrer a um multiprocessador e a uma viagem ao Brasil. Roberto, caixeiro viajante, está empolgado para levar um bolo de aniversário para o filho de uma viúva pela qual está apaixonado. Percorrendo os belos caminhos da Patagônia, cada um a seu modo, as histórias dos três personagens se cruzam.
Título Original: Histórias Mínimas (Argentina)
Ano: 2002
Direção: Carlos Sorin
Elenco: Antonio Benedicti, Javiera Bravo, Javier Lombardo

Trailer:

Opinião:
"Não é para chorar. Não é para rir. É para sentir". Três histórias simples, mas tão reais e tão carregadas de sentimento. Em San Julian reside a esperança do amor, do perdão, da mudança. No caminho para lá os três encontram pessoas incríveis, dispostas a ajudar sem esperar nada em troca. Um filme leve, personagens encantadores, com uma fotografia incrível, que tira da simplicidade algo extraordinário. 

SANGUE NEGRO


Sinopse:
Junto com o filho, Daniel Plainview viaja em busca de novos poços de petróleo a serem explorados. Ao encontrar uma reserva gigantesca de óleo em um vilarejo, Daniel acaba transformando a vida da comunidade local, ao mesmo tempo que trava uma batalha com o também ambicioso pastor Eli Sunday. 

 Título Original: There Will Be Blood (Estados Unidos da América)
Ano: 2007
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Paul Dano

Trailer:

Opinião:
A ambição, a ganância e a corrupção nos primórdios da exploração de petróleo. Do mesmo diretor eu já havia visto Magnólia, excelente filme que, assim como esse, explora muito bem a loucura consequente das nossas escolhas. Em Sangue Negro (uma das poucas vezes em que o título em português acabou sendo uma ótima escolha), o foco é o conflito entre Daniel e o jovem pastor Eli, ambos arrogantes, ambiciosos e inescrupulosos. Enquanto Eli utiliza a fé alheia se dizendo um profeta, um enviado divino, Daniel usa o filho para causar compaixão, passando a imagem de um viúvo interessado apenas em proporcionar o melhor ao filho. O filme é excepcional em todos os aspectos, com ótimas atuações e direção, além dos efeitos técnicos impecáveis.

sábado, 7 de novembro de 2015

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR


Sinopse:
Após testemunharem um massacre, os músicos Jerry e Joe passam a ser perseguidos por mafiosos. Para fugir, se inscrevem para um emprego numa banda feminina. Se passando por mulheres, viajam com as outras meninas da banda para a Flórida. Lá, Joe se apaixona por Sugar enquanto Jerry desperta o amor de um milionário.
Título Original: Some Like It Hot (Estados Unidos da América)
Ano: 1959
Direção: Billy Wilder
Elenco: Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft, Marilyn Monroe, Joe E. Brown

Trailer:

Opinião:
Uma delícia de comédia! Talvez realmente seja "o filme mais engraçado de Hollywood", como muitos o classificam. Ao se vestirem de mulher, Jerry e Joe realmente se inserem no universo feminino, desde a dificuldade em usar saltos, o casamento como forma de segurança financeira e o assédio sexual. Em especial, cito um diálogo entre Daphne/Jerry e Josephine/Joe, sobre assédio:

- O que aconteceu?
- Fui beliscado no elevador!
- Vê como vive a outra metade?
 - Mas eu nem sou bonita!
- Eles não ligam! Basta usar uma saia e é como uma bandeira vermelha para os touros.

 Por trás da comédia, uma crítica à sociedade machista da época (e de hoje também, infelizmente!). Curtis e Lemmons nos proporcionam atuações teatrais ótimas, e Marilyn Monroe, como sempre, transborda talento, sexualidade e inocência.  Bons tempos em que comédia era feita com seriedade e qualidade, e com um grande elenco. Já hoje, bom, temos que nos contentar com Adam Sandler...afinal, "ninguém é perfeito".

domingo, 1 de novembro de 2015

OS REIS DO VERÃO


Sinopse: 
Joe e Patrick são dois amigos que tem algo em comum: não aguentam mais conviver com suas famílias. Assim, decidem construir uma casa no meio da floresta para onde fogem junto com Baggio, um menino esquisito da redondeza.
Título Original: Kings of Summer (Estados Unidos da América)
Ano: 2013
Direção: Jordan Vogt-Roberts
Elenco: Gabriel Basso, Nick Robinson, Moises Arias

Trailer:

Opinião:
Os Reis do Verão é um filme sobre amizade e adolescência, com um climão de nostalgia anos 80. Em uma época em que tudo gira em torno de computadores e celulares, eles decidem ir para o meio do mato, construir uma casa e fazer as próprias regras. O filme tem uma fotografia linda, é bem humorado e leve. Só achei que a barba que eles deixam crescer nos dias que passam fora de casa é muuuuito falsa. Mas fora isso, é um filme que vale à pena ver.