sábado, 26 de março de 2016

A VIDA SECRETA DAS ABELHAS


Sinopse:
O ano é 1964. Lily é uma menina de 14 anos da Carolina do Sul, orfã de mãe e criada por um pai autoritário e distante. Quando sua relação com o pai se complica ainda mais, ela foge de casa com a empregada Rosaleen em busca da verdade sobre sua mãe, e acaba encontrando abrigo na casa de três irmãs criadoras de abelhas. 

Título Original: The Secret Life of Bees (Estados Unidos da América)
Ano: 2008
Direção: Gina Prince-Bythewood
Elenco: Dakota Fanning, Alicia Keys, Jennifer Hudson, Queen Latifah, Sophie Okonedo

Trailer:

Opinião:
O filme é uma excelente adaptação do livro homônimo. Lily carrega a culpa de ter matado, acidentalmente, a própria mãe. O pai a trata da pior forma possível. Ao descobrir, entre os pertences de sua mãe, um cartão com o nome da cidade de Tiburon, decide fugir, junto com a empregada Rosaleen, em busca de informações sobre sua mãe. Lá, encontram as irmãs Boatwhrite, mulheres fortes e admiráveis, que conquistaram seu espaço e independência num mundo dominado pelo racismo e pelo machismo. O filme é carregado de metáforas e belas lições.

domingo, 20 de março de 2016

DEMI-SOEUR


Sinopse:
Após a morte da mãe, Nénette, que tem a idade mental de uma criança de 8 anos, passa a morar num lar para idosos. Porém, ao saber que Totoche, sua fiel tartaruga, não poderá permanecer no local, Nénette parte à procura de seu pai, e acaba encontrando um meio-irmão.

Título Original: Demi-Soeur (França)
Ano: 2013
Direção: Josiane Balasko
Elenco: Josiane Balasko, Michel Blanc, George Aguilar, Grégoire Baujat

Trailer:

Opinião:
Filme francês, é leve, cômico e inspirador. A inocência de Nénette bate de frente com o ambicioso e mal-humorado Paul. O roteiro é clichê e o desfecho, previsível. Mas traz a sensibilidade sempre marcante dos filmes franceses. Nénette é encantadora, abre o berreiro feito criança quando está triste ou desapontada. Sem dúvida um ótimo filme para uma tarde de domingo.

terça-feira, 15 de março de 2016

THE MONSTER OF MANGATITI


Sinopse:
Heather aceita emprego de tutora numa fazenda isolada na Nova Zelândia. Lá, tem sua vida transformada em pesadelo, vivendo numa prisão psicológica. O filme é baseado em fatos reais, ocorridos em 1985.

Título Original: The Monster of Mangatiti (Nova Zelândia)
Ano: 2015
Direção: Ric Pellizzeri
Elenco: Greta Gregory, Mark Mitchinson, Carolyn Dando

Trailer:
Não encontrei o trailer no YouTube, então segue o link do trailer no Vimeo:

Opinião:
Filme tenso, revoltante, mas com uma fotografia linda e boas atuações. Com o mesmo tema do maravilhoso O Quarto de Jack, nesse filme as paredes são construídas na mente da vítima, que se vê sob completo domínio psicológico do fazendeiro Bill Cornelius. Heather levou anos para se recuperar do trauma dessa terrível experiência, e hoje trabalha no apoio a vítimas de crimes sexuais. É ela quem narra o filme, que, em várias partes parece se tratar de um documentário. Sua mensagem final não é direcionada aos espectadores em geral, mas sim às milhares de vítimas de crimes dessa natureza.

domingo, 6 de março de 2016

O ALUNO


Sinopse:
Maruge lutou pela liberdade de seu país, foi preso e torturado. Aos 83 anos, se fazendo valer de um discurso do Presidente do Quênia que garante educação para todos, Maruge decide se matricular numa escola primária. Como a escola possui mais crianças do que sua estrutura precária suporta, sua matrícula é negada e ele precisa insistir muito até ser aceito. Porém, ao começar a estudar, a atitude de Maruge gera revolta e indignação na comunidade, colocando sua segurança em risco.

Título Original: The First Grader (EUA, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte)
Ano: 2010
Direção: Justin Chadwick
Elenco: Naomi Harris, Oliver Litondo, Lwanda Jawar

Trailer:

Opinião:
O filme é baseado em fatos reais. Maruge foi a pessoa mais velha a ingressar na escola primária. Sua perseverança e determinação em aprender a ler beiram o desespero. Porém, essa pequena atitude em busca de um sonho se torna uma provocação política e social na pequena comunidade, gerando revolta entre os moradores. O filme é um drama tenso, mas belíssimo e inspirador.