Sinopse:
Ponyo é um peixinho vermelho que vive no fundo do oceano com suas irmãzinhas e seu pai, um feiticeiro. Ao subir à superfície, conhece Sosuke, um menino de 5 anos que promete cuidar dela. Porém, seu pai a faz retornar para o oceano. Ao tentar novamente escapar, Ponyo utiliza magia para se transformar numa menina e ir ao encontro de Sosuke. Isso, no entanto, tem consequências drásticas, fazendo com o que o nível do oceano suba, deixando tudo submerso.
Título Original: 崖の上のポニョ (Japão)
Ano: 2008
Direção: Hayao Miyazaki
Trailer:
Opinião:
Lembro quando coloquei um trechinho desse filme para a filha de uma amiga, então com 4 aninhos, assistir. Era a versão legendada, com áudio original em japonês. Eu disse para ela que iria conseguir a versão em português, mas ela nem quis saber, acabou assistindo inteiro sem entender uma palavra (na verdade ela me fez ler quase todas as legendas). Enfim, esse é um daqueles filmes que prendem a atenção de crianças pequenas (e de adultos também). É puro, ingênuo e sensível. É uma bela lição de ecologia, mostrando como nós, humanos, somos os responsáveis pela destruição do meio ambiente.
Assim como a maioria dos filmes do mestre Miyazaki, este também traz espíritos de lendas japonesas antigas, e com vilão que não é totalmente mau. Aqui, a figura do vilão é representada pelo pai da Ponyo, um feiticeiro que renunciou sua humanidade para viver no fundo do mar. Segundo ele, o que o fez tomar essa decisão foi a maldade do ser humano e sua falta de respeito com o meio ambiente (e podemos julgá-lo por isso?).
Nenhum comentário:
Postar um comentário