domingo, 2 de agosto de 2015

VOZES INOCENTES


Sinopse: Durante a guerra civil de El Salvador, na década de 80, meninos eram recrutados aos 12 anos para integrar o exército e lutar contra os rebeldes. Explosões e tiros eram constantes, e acordavam famílias durante a noite, que buscavam se proteger dos tiros que ricocheteavam nas paredes. Nesse cenário, Chava é um menino prestes a completar 12 anos, que vive entre a iminência de ser convocado para o exército, as dificuldades da família abandonada pelo pai e o fim da infância em meio à guerra.

Título Original: Voces Inocentes (México)
Ano: 2004
Direção: Luis Mandoki
Elenco: Carlos Padilla, Leonor Varella, Alejandro Felipe, Ana Carolina Caceres

Trailer:

Opinião: Se há um lado bom na guerra, são os filmes que elas inspiram. Mas infelizmente guerras não existem só na ficção, e Vozes Inocentes já começa fazendo você engolir em seco com a mensagem "baseado em fatos reais", seguida por uma imagem de crianças caminhando na chuva com as mãos na cabeça e escoltados por soldados fortemente armados. Chava é uma criança que sofreu abandono paterno e passou a ser "o homem da casa", cuidando dos irmãos e ajudando sua mãe. Ainda é uma criança normal, que brinca, canta, sonha, e vive as aventuras do primeiro amor. Mas a pobreza, a guerra e a iminência de seu recrutamento o faz abandonar precocemente os últimos momentos de sua inocência. O filme é belíssimo, mas é um "soco no estômago" em quem assiste. As atuações são ótimas, especialmente do protagonista. Há uma cena em que os meninos passam a noite deitados nos telhados das casas para se esconder dos soldados. Chava aponta para o céu e diz "já contei  mais de 250 mil estrelas". Quando o filme termina, vem um dado alarmante: mais de 300 mil crianças tem sido recrutadas em exércitos ao redor do mundo em mais de 40 países.

4 comentários:

  1. Como vc pesquisou ? Na minha conta nao aparece esse filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário. Infelizmente a Netflix retirou esse filme do catálogo recentemente. Mas os filmes costumam voltar para a grade de tempos em tempos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tem ele completo no YouTube porem esta em espanhol.

    ResponderExcluir