domingo, 17 de maio de 2015

MEU NAMORADO É UM ZUMBI


Sinopse: 
Num mundo devastado e dominado por zumbis, um grupo de voluntários sai de uma área protegida por muros para buscar medicamentos. Entre eles está Julie e seu namorado. O grupo é atacado por um grupo de zumbis famintos e o namorado de Julie é morto e tem seu cérebro devorado por R. Porém, R salva Julie dos demais zumbis e a leva para sua casa. R se apaixona por Julie e descobre que algo humano ainda sobrevive dentro dele. 

Título Original: Warm Bodies (Estados Unidos da América)
Ano: 2013
Direção: Jonathan Levine
Elenco: Teresa Palmer, Nicholas Hoult, John Malkovich

Trailer:

Opinião: Como uma fã de The Walking Dead e de outros filmes de zumbis, tinha muitos preconceitos a respeito esse filme. Como saiu no meio da febre Crepúsculo, achei que era só um filme tentando embarcar no sucesso daquele. Ou seja, uma cópia de algo que já era muito ruim. Acho que mais gente deixou de ver esse filme por isso. O filme não tenta mudar o conceito de zumbi como Crepúsculo fez com os vampiros. Ao invés disso, o que o filme faz é tirar um sarrinho do conceito de zumbi e ao mesmo tempo usá-los como uma metáfora. Bom, eu achei o filme bem interessante. E nem é só pela trilha, que inclui Scorpions, Guns N'Roses, Bob Dylan, entre outros. O filme é contado pela ótica de R (a pronúncia em inglês "are" soa como a conjugação do verbo "ser" em inglês, e "ser" é o que R tenta procurar dentro de si). R não lembra sequer seu nome além da primeira letra. Ao conhecer Julie, começa a recuperar sua humanidade e a contagiar também outros zumbis, o que desperta a ira dos "bones", uma espécie diferente de zumbis esqueletos, que perderam qualquer vestígio de humanidade que tinham, tornando-se muito mais letais. O filme não altera muito o conceito de zumbi, apenas personifica e humaniza (e também satiriza). Meu Namorado É Um Zumbi também pode ser visto como uma metáfora: quantos de nós nos transformamos em zumbis da vida cotidiana à espera de algo ou alguém que desperte nossa humanidade adormecida?

Um comentário:

  1. Também me surpreendi com o filme, talvez pela falta de criatividade dos demais filmes de zumbi, nunca trazem novidades. Está bem estou exagerando, mas resumindo gostei da proposta e gostei ainda mais de perceber a metafora citada acima.

    ResponderExcluir